NORMAS

1. DA COMISSÃO CIENTÍFICA

1.1. A Comissão Científica, constituída pelo Corpo Docente do curso de Pedagogia no Campus Nova Iguaçu/UFRRJ tem a função de regulamentar o processo de inscrições e monitoramento dos interessados na apresentação degm trabalhos acadêmico-científicos nos dias e horários definidos neste edital.

1.2. A inscrição de trabalhos ocorrerá nas formas de: Resumo simples, Resumo expandido e Trabalho completo. Estes deverão estar associados ao eixo temático gerador da V Semana de Pedagogia, conforme estabelecido no edital.

1.3. Resumo Simples compreende-se a descrição abreviada de temas apresentando: Título, Identificação do(s) autor(es); Nome da Instituição e e-mail, (centralizado); Texto corrido sem parágrafos contendo: breve contextualização, Objetivos; Metodologia; Principais autores; Resultados; Considerações Finais; Referências; Palavras chaves (no final do trabalho e, no máximo cinco), atingindo um total de 250 caracteres ou 01 lauda.

1.4. Resumo Expandido – O resumo expandido tem as mesmas exigências do resumo simples, porém comporta citações breves, podendo atingir o máximo de 03 laudas e caracteriza-se pelos elementos estruturais:

1.4.1. Título; Identificação do(s) autor (es); Nome da Instituição e e-mail; (centralizado) Resumo; Palavras chaves (no máximo cinco); Introdução: contextualização, objetivos e justificativa; Metodologia; Resultados e discussões; Considerações finais; Referências bibliográficas.

1.5. Trabalho Completo - Os trabalhos poderão ser teóricos, de pesquisas concluídas ou em andamento, relatos de experiência em nível de extensão ou iniciação a docência, abrangendo todo o assunto e contendo os elementos fundamentais do trabalho científico e possuir de 10 a 15 laudas. Para tanto, deve apresentar: Título de letras maiúsculas (centralizado); Identificação do(s) autor(es); Nome da Instituição e e-mail. (centralizado); Resumo de até cinco linhas, seguido de até cinco palavras-chaves; Introdução; Desenvolvimento (referencial teórico e análise dos dados); Considerações finais; Referências bibliográficas (normas da ABNT).

Eixos temáticos:
1.  Novas áreas da Pedagogia;
2.  Cultura, Diversidade, Currículo e Formação;
3.  Historia e Educação: Passado e Presente;
4.  Educação e Tecnologia: Desafios da Atualidade;
5.  Debate Sobre Avaliação e Recursos Financeiros;

2. REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS.

2.1. Os trabalhos poderão ser teóricos, de pesquisas concluídas ou em andamento, relatos de experiência em nível de extensão ou iniciação a docência. Estes deverão estar associados ao eixo da temática geradora da V Semana de Pedagogia e elaborados de acordo com o disposto nos itens 1.3, 1.4., 1.5. e 1.6., deste edital.

2.2. O trabalho poderá ter no máximo 03 autores e cada pessoa só poderá ser autor(a) de um único trabalho.

2.3. Todos os trabalhos deverão obedecer às seguintes normas: Fonte: Times New Roman; Tamanho da letra: 12. Espaçamento entre linhas 1,5; Margem (todas): 2cm e papel A4.

2.4. Os trabalhos deverão ser enviados para: Inscrição - Submissão de trabalho / oficina

2.5. Somente serão aceitos os trabalhos enviados impreterivelmente no período de 01 a 15 de dezembro de 2013.

2.6. A seleção dos trabalhos será coordenada pelo Comitê Científico da V Semana de Pedagogia, de acordo com os seguintes critérios:

2.6.1. Adequação da proposta ao tema gerador da V Semana de Pedagogia ou eixo temático;

2.6.2. Preenchimento adequado da ficha de inscrição e submissão do trabalho, conforme normas para apresentação dos trabalhos definidas neste edital.

2.6.3 Os trabalhos selecionados deverão ser apresentados na forma de comunicação oral. 

2.6.4. Os resumos e trabalhos completos serão submetidos à revisão pelo Comitê Científico, definido pela Comissão Científica nomeada neste edital. A confirmação de aceite de trabalhos para apresentação será informada aos autores no dia 10 de janeiro de 2014.

3. REGRAS PARA SUBMISSÃO DE OFICINAS.

3.1 As oficinas deverão versar sobre temas ligados ao proposto pela V Semana de Pedagogia, sugerindo-se: (a) Novas áreas da Pedagogia; (b) Cultura, Currículo e Formação; (c) Historia e Educação: Passado e Presente; (d) Educação e Tecnologia: Desafios da Atualidade; (e) Debate Sobre Avaliação e Recursos Financeiros.

3.2 As propostas das oficinas deverão conter, obrigatoriamente:

3.2.1 Título em letras maiúsculas, tamanho 14;
3.2.2 Descrição das oficinas, proponentes e material necessário.
3.3 As propostas de oficina deverão ser enviadas em formato .doc do dia 01 a 15 de dezembro de 2013 para: Inscrição - Submissão de trabalho / oficina

3.4 Os proponentes das oficinas aprovadas receberão um e-mail de confirmação até o dia 10 de janeiro de 2014 e deverão apresentar suas oficinas durante o encontro, entre os dias 20 a 24 de janeiro de 2014, a ocorrer nas salas multimídias da instituição.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1 - As inscrições para participação na V Semana de Pedagogia será do dia 10 a 17 de janeiro de 2014 de 2013.

4.1.1 - O valor da apresentação de trabalho será de R$ 15,00 para interno e de R$ 20,00 para externo.

4.1.2 – O valor da apresentação de oficinas/ minicursos será de R$ 10,00 para interno e de R$ 15,00 para externo.

4.1.3 – As inscrições* deverão ser feitas mediante o recolhimento de uma taxa simbólica de inscrição em depósito bancário (direto no caixa) no Banco Itaú na conta descrita abaixo:

*TODOS OS AUTORES E CO-AUTORES DEVEM PAGAR A TAXA DE INSCRIÇÃO 

Banco Itaú
Agência: 7795
Conta Corrente: 08260-6
Lucas Higino de Morais

4.1.4 - Só serão aceitas as inscrições feitas dentro dos períodos estabelecidos respeitando seus respectivos valores.

4.1.4 - Envie uma cópia do comprovante de depósito junto à ficha de inscrição e trabalho / oficina para: Inscrição - Submissão de trabalho / oficina

Parágrafo único: Caso o trabalho não seja aceito, o valor pago na inscrição NÃO será ressarcido.

5. DO CALENDÁRIO DE ACOMPANHAMENTO

5.1. DATA DE INSCRIÇÃO DOS PARTICIPANTES: 10 a 17 de janeiro de 2014.

5.2. DATA DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS E OFICINAS: 01 a 15 de dezembro de 2013.

5.3. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS PELA COMISSÃO CIENTÍFICA: até 05 de janeiro de 2014.

5.4. DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS: 10 de janeiro de 2014 via e-mail e blog do http://semaped.blogspot.com.br

6. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1.  Serão de inteira responsabilidade do(a) participante os prejuízos decorrentes do não acompanhamento do processo de avaliação e divulgação dos resultados.

6.2. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora e o Centro Acadêmico Andarilhos da Autonomia - CAAA.